– Por VagaMundos

Descubra um território único no mundo ao visitar Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros, em Terras de Trás-os-Montes, no remoto Norte de Portugal.

Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros é um dos melhores destinos de férias em Portugal. Os encantos da Albufeira do Azibo e a diversão relaxante das praias fluviais galardoadas, são a grande bandeira. Mas há tanto mais!

Percorra milhões de anos de história da Terra explorando os geossítios do Geopark Terras de Cavaleiros. Junte-se à folia, indomável e contagiante, dos Caretos de Podence no Entrudo Chocalheiro. Delicie-se com iguarias gastronómicas e vínicas de sabor autêntico e servidas à mesa farta. Passeie sem olhar para o relógio. Aprecie panorâmicas de tirar o fôlego. Respire o ar puro.

No coração do Nordeste Transmontano, o município de Macedo de Cavaleiros é o fiel guardião de tesouros nacionais e mundiais que muita gente desconhece existirem na quietude do Reino Maravilhoso de Trás-os-Montes. A natureza em estado puro e o homem pintaram um quadro sublime nestas terras ancestrais. Montes e vales vestidos de exuberante vegetação são adornados com o xadrez multicolor dos campos de cultivo, regados de suor de gente estoica. Rios e ribeiros correndo selvagens convertem-se em albufeiras de águas plácidas, águas que sempre foram fonte de vida e, agora, de bem-estar. Rochas em estado bruto (d)escrevem silenciosamente a biografia do planeta.

Aldeias, de pedra e cal, pontilham a paisagem e zelam pelas memórias destas gentes hospitaleiras que se orgulham dos seus costumes, crenças e tradições. São as gentes genuínas que dão ainda mais valor a uma região já de si preciosa. De braços abertos, acolhem, acarinham, ensinam e marcam quem lhes vê o sorriso.

Se visitar Macedo de Cavaleiros ainda não lhe passou pela cabeça, está na hora de pensar seriamente nisso. Ao longo deste roteiro para visitar Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros, vamos mostrar-lhe as inúmeras razões que justificam, mais do que uma escapadinha de fim-de-semana, uma viagem de férias, diferente e repousante. Obviamente que lhe vamos mostrar o que ver e fazer, sugerir onde comer e dormir, aconselhar a melhor época para visitar, orientar com um mapa interativo e dar dicas para quando for visitar Macedo de Cavaleiros.